Taekwondo Brasil : Retrospecto, superação e renovação da Modalidade

 

Juma disputando o ouro na final 


Por Caique Marques - caiquemoreiramarques@gmail.com


Durante todos os anos de participação na modalidade, o retrospecto mundial destaca que Coreia do Sul, China e Estados Unidos lideram como referência no esporte. O Brasil, historicamente na modalidade, tem apenas duas medalhas em todas as suas participações olímpicas: a primeira com a atleta paranaense Natália Falavigna, que conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008, e o segundo pódio brasileiro foi com o taekwondista Maicon Siqueira, que ganhou a medalha de bronze no Rio em 2016.

Após o Brasil não conseguir medalha em Tóquio 2020, em Paris teremos a renovação dos quatro atletas que já estão classificados. Faltando apenas 39 dias para o início dos Jogos Olímpicos, a modalidade conta com quatro atletas prontos para lutar por uma medalha em Paris. São eles Edival Pontes (Netinho), Maria Clara Pacheco, Henrique Marques e Carolina Santos (Juma).

Henrique Marques comemorando vitória

A superação vem à tona quando falamos de Henrique Marques, atleta de 20 anos que ficou fora dos tatames durante meses por conta de uma arritmia cardíaca que resultou em cirurgia. A promessa do Taekwondo está no top-20 da categoria até 80kg e recentemente foi campeão do Aberto de Luxemburgo.

Carolina Santos, ou Juma como é chamada, foi a primeira a conseguir a vaga em Paris 2024. A atleta da categoria até 67kg é a mais experiente entre os atletas brasileiros. Com 28 anos, já conquistou ouro em dois campeonatos Pan-Americanos e prata em dois campeonatos mundiais da modalidade.

‘’Netinho’’, Edival Pontes, irá disputar a categoria de 68kg. O atleta de 26 anos foi suspenso por doping em 2023 e, mesmo assim, superou o período de suspensão e conquistou a vaga nos Jogos. Netinho possui medalha de ouro em dois Pan-Americanos, prata em Campeonato Mundial e Grand Prix.

Maria Clara Pacheco fará sua estreia nos Jogos Olímpicos na categoria até 57kg. Com apenas 22 anos, a taekwondista tem prata nos Jogos Pan-Americanos, bronze no Campeonato Mundial e foi a última a conquistar a vaga para a capital francesa.

Comentários

Postagens mais visitadas