Campeão Olímpico Ítalo Ferreira Fica de Fora de Paris 2024


Matheus Loureiro
matheusloureiro1@gmail.com

Apesar de sua brilhante performance nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde conquistou a medalha de ouro, o surfista brasileiro Ítalo Ferreira não terá a chance de defender seu título em Paris 2024. O Brasil será representado no surfe masculino por João Chianca, o Chumbinho, Filipe Toledo e Gabriel Medina.

Os critérios de classificação para as Olimpíadas são rigorosos e competitivos. Filipe Toledo e João Chianca garantiram suas vagas através da Liga Mundial de Surfe (WSL) de 2023. Filipe foi o campeão da temporada, enquanto João também se destacou, chegando ao Finals, onde competem os cinco melhores colocados do ano.

Infelizmente, Ítalo Ferreira enfrentou dificuldades nos últimos anos devido a sequelas de repetidas lesões, que acabaram por prejudicar seu desempenho na WSL. Ele também optou por não participar do Isa Games, o que eliminou outra possibilidade de classificação para Paris.

Embora Ítalo não esteja competindo, ele não ficará longe do cenário olímpico. O primeiro campeão olímpico de surfe fechou um acordo com a Rede Globo para atuar como comentarista da modalidade durante os Jogos de Paris 2024. Essa será a única modalidade olímpica disputada fora da França, nas desafiadoras ondas de Teahupo’o, no Taiti.

Sobre a nova oportunidade, Ítalo Ferreira comentou: "Para mim, é um orgulho muito grande fazer parte da história dos Jogos Olímpicos. Hoje eu olho para a minha carreira no surfe e para tudo o que conquistei com muita gratidão. Sou um cara que gosta de ter novas experiências em diferentes áreas e de ser desafiado. Quando a Globo me procurou para ser comentarista dos Jogos de Paris eu fiquei muito feliz por esse reconhecimento."

Aos 29 anos, Ítalo traz consigo uma vasta experiência e um currículo impressionante, incluindo o título mundial de 2019. Ele estará analisando as competições no Taiti e ajudando o público a entender as performances dos surfistas brasileiros Filipe Toledo, Gabriel Medina, João Chianca, além das representantes femininas Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva.

Apesar de não competir, Ítalo expressa um misto de sentimentos: "Desta vez vou poder viver o outro lado, que é dos bastidores. Claro que a vontade de estar lá surfando e representando o Brasil é enorme, mas minha torcida daqui vai ser maior ainda. Vai ser um desafio e estou ansioso para levar para os brasileiros todo o meu conhecimento e experiência de ser o primeiro medalhista de ouro do surfe nas Olimpíadas."

No momento, Ítalo está no Rio Grande do Sul, onde tem se dedicado a ajudar no resgate de vítimas das chuvas na região.

Comentários

Postagens mais visitadas