O Surgimento da Olimpíada.

Gabriel Machado Barbosa 

As Olimpíadas, também conhecidas como Jogos Olímpicos, são um dos maiores eventos esportivos do mundo, reunindo países de todos os continentes para competir em diversas modalidades. Mas como tudo começou? Vamos explorar a origem desse espetáculo.

As Olimpíadas têm raízes profundas na Grécia Antiga, datando por volta de 776 a.C. Esses jogos estavam intrinsecamente ligados a rituais religiosos e homenagens aos deuses gregos, especialmente a Zeus. 


FOTO: DIVULGAÇÃO.


Os jogos ocorriam em intervalos de quatro anos e eram marcados por tréguas entre as cidades-estado gregas. Durante esses períodos de paz, atletas competiam em corridas, lutas, lançamento de disco e outras modalidades. Mulheres, estrangeiros e escravos eram proibidos de participar. Mulheres até mesmo de assistir eram proibidas.


Após o fim das Olimpíadas antigas em 393 d.C., os jogos ficaram adormecidos por 1503 anos. No entanto, em 1896, o francês Barão de Coubertin reacendeu a chama olímpica ao fundar os Jogos Olímpicos modernos. A primeira edição ocorreu em Atenas, Grécia, com atletas de diversos países competindo em harmonia. Modelo de competição que se estabelece até os dias de hoje.




Comentários

Postagens mais visitadas