Rebeca Andrade, estrela da ginástica, agora é também uma Barbie inspiradora

Maria Melo

eduarda.mfrota@gmail.com


A trajetória de Rebeca Andrade no esporte é marcada por conquistas notáveis. Bicampeã mundial no salto, campeã mundial no individual geral, e medalhista olímpica com um ouro e uma prata, a ginasta brasileira acumula mais de dez medalhas em Copas do Mundo. E agora, às vésperas das Olimpíadas de Paris, ela adiciona mais um feito ao seu currículo: se tornou uma Barbie.


Em 2024, a Barbie celebra 65 anos e, para comemorar, a Mattel lançou o projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models), homenageando figuras femininas notáveis com edições especiais da boneca. Na quarta-feira, 22 de junho, a Mattel anunciou que Rebeca Andrade é uma das homenageadas.


"Eu nunca sonhei em ser uma Barbie, já tive muitos sonhos, mas a Barbie não era um deles, apesar de eu amar e admirar a boneca. Hoje, pode-se dizer que é um sonho inesperado realizado. Fiquei imensamente honrada!", disse Rebeca em entrevista à EXAME. "A Barbie é um nome tão grande e tão forte e, hoje, eu posso dizer que também me tornei um nome tão grande e tão forte como esse".


### Da ginástica para o mundo


Rebeca Andrade chamou atenção globalmente durante as Olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2020 e 2021, onde conquistou ouro na prova de saltos, superando a americana Simone Biles, e prata na competição individual geral com uma apresentação ao som do funk carioca "Baile de Favela". 


Em 2024, Rebeca foca em mais conquistas. "A forma que eu uso pra me preparar é treinando bastante, sempre muito focada, conversando muito com a minha psicóloga também, tendo ali a minha família junto comigo, a equipe multidisciplinar, tudo isso faz muita diferença", explicou a ginasta.


A equipe brasileira de ginástica feminina conta com cinco vagas para as Olimpíadas de Paris, e Rebeca já garantiu a sua. Se repetir o desempenho exemplar do último Mundial, onde conquistou um ouro, três pratas e um bronze, ela pode fazer história novamente.


### Infância com a Barbie


A relação de Rebeca com a Barbie começou na infância, quando ganhou sua primeira boneca, uma Barbie Bailarina, de sua tia no Natal. "Eu já fazia ginástica, mas sou apaixonada por balé também. Lembro que era a Barbie normal, com o cabelinho loiro, o rostinho, e ela tinha uma meia-calça rosa e sapatilhas de ponta. Era a coisa mais linda", recordou a atleta.


### Homenagem global


Para celebrar a diversidade e a superação no esporte, a Mattel também homenageou outras sete atletas: a tenista Venus Williams (EUA), as futebolistas Christine Sinclair (Canadá) e Mary Fowler (Austrália), a ginasta Alexis Moreno (México), a paratriatleta Susan Rodriguez (Espanha), a nadadora Federica Pellegrini (Itália) e a velocista Ewa Swoboda (Polônia).


A iniciativa Role Models faz parte do projeto Barbie Brecha do Sonho (Dream Gap), lançado em 2018. Pesquisas da marca com a Universidade de Nova York revelaram que, a partir dos cinco anos, muitas meninas começam a acreditar que não são tão inteligentes e capazes quanto os meninos. A Barbie, então, assumiu o compromisso de eliminar essas barreiras, inspirando meninas a acreditarem em seu potencial e a perseguirem seus sonhos.


Rebeca Andrade, com suas conquistas e agora imortalizada como uma Barbie, segue inspirando futuras gerações de meninas ao redor do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas