Evolução das Modalidades Olímpicas: Histórias Curiosas dos Esportes que já foram parte dos Jogos

 

A Evolução das Modalidades Olímpicas: Histórias Curiosas dos Esportes que já foram parte dos Jogos


Matheus Loureiro

matheusloureiro1@gmail.com

Você sabia que o ouro olímpico já foi disputado em uma prova de ciclismo com 12 horas de duração e em uma espécie de precursora do squash, denominada raquetes? Até mesmo cabo de guerra já ultrapassou as barreiras dos recreios escolares e foi considerado esporte olímpico. E não foi a modalidade mais curiosa, já que tiro ao pombo e voo livre de planador estão incluídos nessa lista.

Ao longo dos anos, as Olimpíadas modernas passaram por diversas mudanças nos critérios de seleção das modalidades esportivas participantes. Atualmente, o Comitê Olímpico Internacional (COI) estabelece critérios mais exigentes, principalmente nos quesitos de competitividade e popularidade para definir os esportes participantes. No entanto, nas primeiras décadas da organização dos jogos, algumas modalidades tiveram lugar de destaque. Um exemplo interessante é o arremesso de dardos e disco com as duas mãos, que agitou as competições de atletismo nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912. No entanto, a similaridade com a modalidade com uma só mão acabou levando à proibição da versão com duas mãos após a Primeira Guerra Mundial.

O levantamento de peso também teve suas peculiaridades nas primeiras edições dos jogos. Nas três primeiras edições, havia uma modalidade onde o atleta deveria levantar o peso com uma única mão. No entanto, por conta dos riscos de acidentes e à baixa popularidade, os organizadores optaram por manter apenas a modalidade de levantamento com duas mãos.

O arremesso de peso também teve que passar por modificações para manter sua presença nos jogos. Originalmente disputado como arremesso de pedra de 6,4 quilos, nas Olimpíadas de Saint Louis em 1904, posteriormente foi adaptado para a forma atual.

Modalidades como lacrosse, pelota basca e motociclismo foram descontinuadas devido a motivos diversos, tais como baixa popularidade, riscos à segurança e o foco em esportes mais tradicionais.

O mesmo aconteceu com o golfe, o rugby, o polo, o críquete e a motonáutica. Por serem considerados esportes de elite e de requisitos financeiros elevados, perderam o status de Jogos Olímpicos modernos.

É interessante notar como a evolução dos Jogos Olímpicos reflete não apenas as mudanças nos gostos e preferências esportivas, como também as transformações sociais e culturais ao longo dos anos. A inclusão e exclusão de modalidades esportivas são reflexos das mudanças e evoluções da sociedade e do mundo esportivo como um todo. Para a entrada de alguma modalidade, outra precisa sair da lista olímpica. Sendo assim, o Comitê Olímpico Internacional está sempre revisando os esportes presentes nos Jogos e analisando, quais poderão render mais engajamento da população e claro, no investimento dos patrocinadores ou da mídia.


Pelota basca (1900)

 



 

Voo planador (1936)

 

 

Fonte das imagens:


Comentários

Postagens mais visitadas