"Casa do Orgulho" é inaugurada em Paris

 Sara Marinho - saramarinho27@icloud.com


                Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 estrearam nesta sexta-feira(17) a “Casa do Orgulho” para as Olimpíadas. Ela está localizada próxima à ponte Alexandre 3º e a poucos passos do Grand Palais e da Praça da Concórdia. De acordo com Jeremy Goupille, co-presidente da Fier-Play, associação estabelecida em 2022 para monitorar a organização da segunda “Casa do Orgulho” na França, após a já usada durante a Eurocopa de 2016. A grande barca no Rio Sena foi estruturada para ser um local que promoverá "a inclusão para e por meio do esporte" disse Jeremy Goupille. 

                “Ela está aqui para garantir que todos aqueles que venham de todo o mundo tenham um lugar onde se sintam em casa, sintam-se bem-vindos, onde possam ser quem são, quando às vezes isso não é possível em seus próprios países”, disse à Reuters Aurore Berge, ministra francesa da Igualdade entre Homens e Mulheres, no dia Mundial Contra a Homofobia, a Bifobia e a Transfobia.

                  Segundo um estudo publicado pelo Ministério do Interior francês, crimes contra a comunidade LGBTQIA+ registrados pela polícia aumentaram 13% em 2023 na França, em comparação com o ano anterior. Desde a primeira iniciativa desse tipo, feita em 2010 para os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, mais de 20 “Casas do Orgulho” foram construídas em eventos esportivos como Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. A "Casa do Orgulho" de Paris 2024 abrirá um dia depois da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em 27 de Julho, e estará acessível até 11 de Agosto. Ela também funcionará, em local desconhecido, para as Paralimpíadas, entre 27 de agosto e 8 de setembro.


Orgulho LGBTQIA+  Foto/Reprodução: olympics.com


Comentários

Postagens mais visitadas