Brasil garante vaga Olímpica no atletismo

               Sara Marinho Ribeiro - saramarinho27@icloud.com

               A equipe brasileira de atletismo masculino do revezamento 4x400m conquistou uma vaga para o país nos Jogos de Paris 2024 após uma emocionante repescagem no segundo dia do Mundial de Revezamentos nas Bahamas, evento crucial para a classificação olímpica. O campeonato terminou neste domingo, 5 de maio, em Nassau.
Revezamento brasileiro conquista vaga Olímpica. Foto: Francesca Grana / World Athletics


                Os brasileiros garantiram a vitória em sua bateria com um impressionante tempo de 3min01s86, liderados por Lucas Carvalho, Matheus Lima, Vitor Hugo e Lucas Vilar. No dia anterior, a equipe havia ficado em quinto lugar na sua série.

                Os 24 participantes que não se classificaram para a final foram distribuídos em três eliminatórias com oito nações cada, onde os dois primeiros de cada bateria garantiram uma vaga olímpica.

                Para os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) que não conseguiram uma vaga através do Mundial, nas Bahamas, ainda há uma chance: duas vagas serão concedidas com base no desempenho registrado pela World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) durante o período de qualificação, que vai de 31 de dezembro de 2022 a 30 de junho de 2024.

                Uma vez que os Comitês Olímpicos Nacionais têm a autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nas Olimpíadas depende da seleção feita por seus CONs para integrar a delegação em Paris 2024.

                Além da emocionante vitória na repescagem do 4x400m masculino, o Brasil esteve presente em outras três das cinco provas deste domingo em Nassau.

                A única exceção foi o 4x400m misto, que não competiu. Na etapa anterior, participou da primeira eliminatória, conquistando o sétimo lugar com o tempo de 3min28s01, realizado pelo quarteto composto por Tiago Lemes, Gabriela Grunow, Douglas Mendes e Tabata Vitorino.

                No 4x100m feminino, Gabriela Mourão, Ana Carolina Azevedo, Lorraine Martins e Vitória Rosa alcançaram o quinto lugar em sua bateria, registrando o tempo de 43s51. As vagas nessa eliminatória foram conquistadas pela Nigéria e Suíça.

                Quanto ao 4x100m masculino, que no primeiro dia ficou em terceiro lugar em uma disputa acirrada com os Estados Unidos e Itália. Na repescagem terminou em quarto lugar, com Rodrigo do Nascimento, Renan Gallina, Erik Cardoso e Paulo André Camilo, conhecido como PA, marcando 38s72. A Alemanha garantiu a vitória, seguida pela Libéria, e a Suíça ficou em terceiro lugar.

                Já na prova de 4x400m feminino, Jainy Suelen, Letícia Nonato, Maria Victoria de Sena e Anny de Bassi conquistaram o terceiro lugar em sua bateria, registrando o tempo de 3min31s60, ficando atrás apenas da Jamaica e Índia.

Comentários

Postagens mais visitadas