Participação Palestina nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: COI vai convidar atletas da Palestina para as Olimpíadas de Paris

 

O presidente do COI, Thomas Bach, em 26 de abril de 2024. Foto: Gabriel Monnet/AFP


Maria Melo

eduarda.mfrota@gmail.com


O Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou em uma entrevista à AFP que entre seis e oito atletas palestinos poderão participar dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, independentemente de conseguirem se classificar. Thomas Bach, presidente do COI, anunciou o compromisso de enviar convites ao Comitê Olímpico Nacional (CON) palestino caso nenhum atleta se qualifique durante as competições de qualificação em andamento em várias disciplinas esportivas.

Essa iniciativa não se restringe apenas aos atletas palestinos, mas reflete o compromisso do COI com a "universalidade olímpica", que busca garantir a representação de todos os países, para além da elite esportiva mundial.

No entanto, a participação dos atletas palestinos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 permanece em dúvida devido aos danos causados à infraestrutura esportiva durante a recente ofensiva militar israelense em Gaza. A ofensiva foi uma resposta ao ataque lançado pelo grupo islamista Hamas, resultando em um significativo número de vítimas civis.

Recentemente, Thomas Bach se encontrou com o presidente do Comitê Olímpico Palestino, Jibril Rajoub, em Lausanne, para discutir o apoio do COI aos atletas palestinos e coordenar esforços internacionais para reconstruir as instalações esportivas danificadas. Desde o início do conflito, Bach tem defendido uma solução pacífica e enfatizado o apoio do COI ao conceito de "dois Estados" para resolver o conflito entre Israel e Palestina.

O COI reitera seu apoio à coexistência dos Comitês Olímpicos Nacionais de Israel e Palestina, estabelecidos desde os Acordos de Paz de Oslo em 1995, garantindo que não haja violação da Carta Olímpica por parte de nenhum dos comitês.

Apesar dos desafios enfrentados, a perspectiva de participação dos atletas palestinos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 representa um compromisso olímpico com a universalidade e a reconstrução, refletindo os valores de paz, inclusão e solidariedade que fundamentam o movimento olímpico.


Comentários

Postagens mais visitadas