Mulheres Olímpicas

Sara Marinho Ribeiro - saramarinho27@icloud.com

                     Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão marcados para entrar para a história como a primeira edição a garantir uma igualdade numérica entre atletas masculinos e femininos. Além disso, não apenas a delegação feminina do Brasil é majoritária até o momento, mas também muitas das principais esperanças de medalha do país estão no esporte feminino.

                     A primeira mulher brasileira, e sul-americana, a competir nos Jogos Olímpicos foi a nadadora Maria Lenk, em Los Angeles 1932. Apesar de conquistas notáveis, como o quarto lugar de Aída dos Santos no salto em altura em Tóquio 1964, as primeiras medalhas femininas do Brasil só chegaram em Atlanta 1996. Na ocasião, o time de basquete conquistou a prata, a delegação de vôlei ficou com o bronze e Jacqueline e Sandra garantiram o ouro sobre Mônica e Adriana, respectivamente, no que continua sendo a única dobradinha ouro-prata do Brasil em Jogos Olímpicos.

                     O Brasil esperou doze anos pela primeira medalha individual, sendo o bronze de Ketleyn Quadros no judô. Na mesma edição, Maurren Maggi, do atletismo, se tornou a primeira campeã olímpica individual do Brasil. Em Londres 2012, o Brasil conquistou mais ouros no feminino pela primeira vez.
Maurren Maggi primeira campeã olímpica individual do Brasil. Imagem:republicanos10.org.br


                        Em Tóquio 2020, nove das 21 medalhas vieram de mulheres, e a expectativa é que em Paris 2024 seja a primeira vez em que as atletas femininas assegurem mais da metade dos pódios brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas