Bruno Fratus não vai disputar as olimpíadas de Paris 2024

Luiza Rodrigues - luiza.frodrigues@yahoo.com

O nadador Bruno Fratus, medalhista de bronze em Tóquio-2020, tomou a decisão de não competir nas Olimpíadas de Paris-2024. Devido a uma série de cirurgias e lesões, ele não se encontra em sua melhor forma física e optou por não participar da Seletiva Olímpica, que acontecerá na próxima semana no Rio de Janeiro.

"Recuperar meu corpo e minha mente é minha prioridade agora", disse Fratus. "Foram meses de recuperação e dores intensas, o que afetou significativamente meu planejamento para os Jogos de Paris."

Após três cirurgias no ombro direito e uma no joelho esquerdo em um intervalo de 17 meses, Fratus reconhece ter atingido seus limites físicos, mentais e emocionais. Conversou com sua família, equipe e médicos antes de tomar a difícil decisão de se retirar da competição.

Aos 34 anos, Fratus disputou três Olimpíadas, sendo finalista nos 50m livre em Londres-2012 e Rio-2016, além de conquistar a medalha de bronze em Tóquio-2020. Embora não tenha conseguido o índice olímpico para Paris-2024, ele teria a oportunidade na Seletiva Olímpica, mas optou por não participar.

Bruno Fratus com a medalha de ouro em Tóquio 2021 - Créditos: Jonne Roriz/COB


Apesar de ter solicitado à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) a chance de tentar o índice olímpico até o prazo limite de 23 de junho, seu pedido não foi aceito. Ele entende a decisão da entidade, reconhecendo a complexidade da situação.

Ele afirma que não planeja se aposentar tão cedo e já tem o ciclo de 2028 em mente. "Meu objetivo não é parar. O plano original era competir em Paris e Los Angeles, mas agora, talvez precise ir até Brisbane para disputar cinco Olimpíadas", brincou Fratus, revelando seu otimismo e determinação em continuar competindo.

Comentários

Postagens mais visitadas